---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lar

Policromia



---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------                PT ---- DE ---- FR


Policromia sobre bronze –


 

----------------------------------------------------------------------------     

Fischskulptur – L'Horloge Marie Sans Chemise

 

--------------------- 


     

Fischskulptur, em Göttingen, de Günter Grass                                              L''Horloge Marie Sans Chemise, em Amiens, de Albert Roze



     Efectuámos uma análise estatística sobre uma amostra de 500 exemplares de estatuária europeia respeitante a 16 países. As obras contidas nessa amostra foram todas registadas e anotadas no local.
Ao observar a incidência da cor nas esculturas verificámos que em 500 apenas 32 eram policromáticas sendo que as monocromáticas representavam a quase totalidade da amostra com 468. Do que resulta em termos percentuais que a escultura policromática é apenas de 6,2% do total.
     Estas 32 obras policromáticas representando 6,2% do total da amostra, que não andará longe da percentagem europeia, são feitas de diferentes materiais. Assim, encontramos esculturas em aço, bronze, cerâmica, madeira, metal, pedra, polyester com fibra de vidro e materiais compósitos, sobre as quais foram aplicadas cores.
      Do total de obras em bronze na amostra contam-se 6 que são policromáticas.
     Dessas 6 obras em bronze policromático, apresentamos duas: uma em Göttingen, Alemanha e a outra em Amiens, França. Ambas revelam boas qualidades plásticas e escultóricas na composição, modelação, no tema e no tratamento do bronze. São estas Fischskulptur de Günter Grass em Göttingen e L'Horloge Marie Sans Chemise do escultor Albert Roze em Amiens.

Fischskulptur1 [escultura de peixe] [IDE:363] em Göttingen, Alemanha, trata-se de um interessante conjunto escultórico representando uma mão segurando um peixe. Situa-se no pátio da biblioteca da universidade Georg-August-Universität, onde se encontra também a Paulinerkirche (antigo convento Dominicano).
    O bronze encontra-se patinado em duas cores claramente distintas o que permite falar de policromia. A forma como está efectuado este tratamento de cor apresenta alguma leveza e sensação de transparência como se fosse uma aguada.
    Esta escultura urbana é uma obra escultórica de Günter Grass, mais conhecido como escritor por ser prémio Nobel da literatura alemã. São conhecidas duas cópias em bronze policromado desta obra, a que apresentamos e uma outra que se encontra no exterior da Casa Museu de Günter Grass2 – Fórum para a Literatura e Belas-Artes (Günter Grass-Haus Forum für Literatur und Bildende Kunst) em Lübeck. Este Museu oferece uma panorâmica sobre a obra literária, gráfica e escultórica do autor.


L'Horloge Marie Sans Chemise em Amiens [IDE:65] do escultor Albert Roze e do arquitecto Emile Riquier é uma obra de 1897. Trata-se de um conjunto composto por uma coluna decorativa com relógio no topo e figura feminina na base. É também conhecida por "Marie sans Chemise" ou simplesmente ou por L'Horloge Dewailly.
    Nas suas inscrições podemos ler que a mesma foi restaurada no ano 2000: «Gilles de Robien etant maire d'Amiens, l'horloge Dewailly a ete reedifiee pour l'an 2000.». Contém ainda outra placa de insrições notando os patrocionadores:
«Monument erige par la ville d'Amiens avec la participation du conseil general de la Somme de la caisse d'Epargne de Picardie.».
   Trata-se de uma coluna decorativa muito interessante e original que suporta no topo um relógio, mostrando assim a importância que o mesmo adquiria no espaço público nos finais do séc. XIX. Podemos notar no cromatismo que predominam os tons verdes e dourados alaranjados, com aplicações de pequenos elementos azuis e vermelhos.

1A obra é conhecida como Blutt im Griff [solha, linguado apanhado], na documentação da cidade, em: (06.12.2008) - Brunnen-Denkmale-Kunst in Göttingen, Kunstwerke.

http://www.denkmale.goettingen.de/kunst/buttimgriff.html, e como Fischskulptur na informação online da Günter Grass-Haus.

2CF. Günter Grass-Haus Forum für Literatur und Bildende Kunst. http://www.buddenbrookhaus.de/index.php?seid=73 (26.08.2008).

CF:  João Filipe C. Vieira, «Dispositivos de identidade na estatuária urbana europeia»Tese Doutoramento em Ciências da Arte, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, P. 239-243, 330, 331. No RCAP em  http://hdl.handle.net/10451/2682 .

   
                                                               Fischskulptur, em Göttingen, de Günter Grass.                                           
   
Fischskulptur, em Göttingen, de Günter Grass.                                             L''Horloge Marie Sans Chemise, em Amiens, de Albert Roze - pormenor.