Foto 1: Imagem: Monumentele Martirilor Timişoarei,  Decembrie 1989.

http://www.infotim.ro/patrimcb/dec89/monumr2.htm



Învingătorul






Obra de Constantin Popovici (1938 - 1995), em bronze com a altura de 3,8 m. Situa-se em Bd. Tache Ionescu (Avenida Tache Ionescu), Timisoara.

Esta escultura, Învingătorul [O Vencedor] faz parte dos 13 Monumentele Martirilor Timişoarei Decembrie '89 (Monumentos aos Mártires de Timisoara Dezembro de 1989), constituindo um Memorial em conjunto com toda a documentação audio-scripto-visual sobre os atrozes acontecimentos.

Este processo memorial e documental é organizado pela Asociaţia Memorialul Revoluţiei 16-22 Decembrie 1989 (Associação Memorial da Revolução 16-22 Dezembro 1989).

Os locais das esculturas que compõem este memorial foram os mais fustigados com mortos e feridos. Para esse efeito, foi efectuado um levantamento posterior pela associação acima referida.

Os acontecimentos relembrados no memorial reportam a finais de 1989, na sequência da queda dos regimes comunistas no Leste da Europa. A faísca que acendeu a Roménia veio de uma manifestação em 17 de Dezembro de 1989 em Timisoara. O movimento depressa atingiu Bucarest. Em ambas as cidades, os manifestantes foram violentamente reprimidos, originando um elevado número de mortos e feridos. A resistência continuou, e em 19 de Dezembro em Timisoara o exército ficou do lado dos manifestantes. A 21 de Dezembro, Ceausescu e a mulher foram capturados perto de Targoviste. Em 25 de Dezembro foram julgados por um tribunal anónimo, declarados culpados, condenados à morte e executados no local.

Não deixa de ser interessante esta representação da imagem do vencedor, como um combatente completamente mutilado nesta escultura dos «Monumentos aos Mártires de Timisoara Dezembro de 19891».

In: 2009 - João Filipe do Carmo Vieira, «Dispositivos de identidade na estatuária urbana europeia», Tese de Doutoramento em Ciências da Arte pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Página 411.
Disponível em "open access" no Repositório da Universidade de Lisboa com o identificador de referencia no Link: http://hdl.handle.net/10451/2682


1 Entre os monumentos do Memorial encontram-se os seguintes:

- Monumentul Omagial al Eroilor Martiri din Decembrie 1989 (Monumento de Homenagem aos Heróis do Dezembro de 1989), de Ştefan Kelemen, travertino, alt. 2,5m, Campusul Universitario de Timisoara; - Fântâna Martirilor (Fonte dos Mártires), de Victor Gaga, travertino, alt.: 3,8 m, no espaço ajardinado do Capitulo; - Omul Ţintă (Homem Alvo), Bela Sakats, bronze, alt.: 3,3 m, Praça de Timisoara; - Monumentul eroilor tineri "Sfântul Gheorghe", (Monumento aos Jovens Heróis “São Jorge”), Silvia Radu, bronze, alt.: 4,5 m, na Praça de Sfântul Gheorghe; - Martirii (Os Mártires), Peter Jecza, bronze, alt.: 4 m, próximo do Muzeului Banatului (Museu Banat); - Deschidere (Abertura), de Ingo Glass (escultor alemão de Munique), em aço naval, dim.: 10x10x2,5m, na Calea Martirilor (Avenida dos Mártires), Casa Tineretului (Casa da Juventude); - Eroica (Heróica), Paul Vasilescu, em bronze, alt.: 3,5 m, no Complex Albina, Calea Lipovei (Avenida Lipova); - Clopotul Libertăţii (Sino da Liberdade), Ştefan Călărăşanu, travertino, alt.:4,2 m, na Piaţa Traian (Praça Traian); - Evoluţie (evolução), Gheorghe Călinescu, bronze, Hotel Continental; - Biserica Plângătoare (Igreja chorosa), de Marian Zidaru, em bronze e travertino, no Nisa Bisericii Ortodoxe, P-ta Küttl (no Nicho da Torre da Igreja Ortodoxa da Praça Küttl); - Pieta (Pietá), de Petru Jecza, bronze, Podul Decebal (Ponte Decebal).